Concurso AGEPEN MG 2020 – Novo edital autorizado!

5
(1)

 

Um novo concurso para Agente de Segurança Penitenciária, que passa a ser chamado de Policial Penal, no âmbito da Polícia Penal, foi autorizado pelo governo do estado de Minas Gerais. A confirmação foi feita pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, general Mário Lúcio de Araújo, por meio das redes sociais.

 

Concurso AGEPEN MG 2020 - PREVISÃO

 

O último concurso para o cargo aconteceu nos anos de 2013 e 2018, quando foram realizados processos seletivos simplificados para contratação de até 753 agentes.

 

Situação atual do Concurso Agepen MG

O próximo Concurso Agepen MG, que passa a ser chamado de Polícia Penal de Minas Gerais, já está com seus trabalhos iniciados. O novo concurso já foi autorizado pelo governador do estado, sendo que a comissão já está formada.

Em 2019, o deficit de servidores era de aproximadamente 1.100 agentes penitenciários e 500 servidores da carreira Socioeducativa, mostrando a necessidade de um novo concurso urgente.

 

Concurso é aguardado desdo 2017

Em outubro de 2017, foi anunciado que o governo de Minas Gerais iria realizar um novo Concurso Agepen MG com o objetivo de substituir os funcionários contratados por servidores concursados.

Esta medida se fez necessária visto que o Tribunal de Justiça do Estado determinou que os 1.800 contratos temporários fossem encerrados até o dia 31 de dezembro de 2017.

O primeiro concurso Agepen MG aconteceu em 2012, oferecendo 3.410 vagas. O segundo, no final 2013, ofertando 3.535 vagas, no qual 6.189 aprovados foram empossados.

 

Informações sobre o cargo de Policia Penal

Para prestar o concurso Agepen MG é necessário ter Ensino médio completo ou curso profissionalizante, emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);

A remuneração inicial do cargo de R$ 4.098,00, com jornada de trabalho de 40 horas semanais em regime de dedicação exclusiva, o que inclui o período noturno, sábados, domingos e feriados.

 

Último Concurso Agepen MG 

Sob organização do IBFC, o último concurso Agepen MG aconteceu em 2013 e contou com a oferta de 3.535 vagas para ambos os sexos. Foram registrados no total 20.200 inscritos, sendo Belo Horizonte a localidade com maior procura.

 

Etapas do Último Concurso

Foram ao total 6 etapas que constituíram o último concurso Agepen MG, segue abaixo um resumo de cada fase.

  • Prova Objetiva e Redação (eliminatório e classificatório);
  • Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos (eliminatório);
  • Exames Psicológicos (eliminatório);
  • Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada (eliminatório);
  • Exames Médicos (eliminatório);
  • Curso de Formação Técnico-Profissional (eliminatório e classificatório).

Curso Preparatório para o Concurso AGEPEN MG 2020

Com um concurso concorrido, acaba ficando inevitável não se preparar adequadamente. Portanto, para quem quiser uma boa colocação neste concurso eu aconselho um Curso Preparatório para Concursos Online, mais especificamente o Gran Cursos Online.

Antes de mais nada, se você não conhece o Gran Cursos, veja esta postagem: Gran Cursos É bom?

 

Resumo do Concurso
  • Concurso: AGEPEN MG
  • Data de Inscrição: A definir
  • Data das Provas: A definir
  • Escolaridade: Nível Médio
  • Número de vagas: A definir
  • Remuneração: De R$ 4.098,00
  • Banca Examinadora: A definir

 

Essa publicação foi útil?

Classificação média 5 / 5. Votos: 1

Ainda não contém votos

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *