Quais as Etapas de um Edital de Concurso Público?

Já parou para se perguntar quais as etapas de um edital de concurso público? Neste artigo vamos tirar todas suas dúvidas!

 

Quem está familiarizado com a área de concursos públicos já cansou de ver notícias informando que a banca organizadora foi definida, ou que a comissão foi formada e coisas do tipo. Mas afinal, o que isso quer dizer?

Entender como funcionam as etapas de um edital de concurso público pode ser um diferencial para quem estuda.

 

Etapas de um Edital de Concurso Público

 

Em um concurso a concorrência é sempre gigantesca. Por este motivo é interessante ficar a par de todas etapas do certame, pois compreender como funciona todo o processo irá te permitir ter uma melhor organização do seu tempo para estudar para o edital antes mesmo de sua publicação.

Neste artigo você irá entender todo o processo burocrático, desde a sua solicitação até o dia do edital ser publicado.

Basicamente, as etapas de um edital de concurso público são as seguintes:

  1. Avaliação das necessidades de servidores públicos;
  2. Autorização para o Concurso;
  3. Formação da Comissão Organizadora;
  4. Escolha da Banca Organizadora;
  5. Elaboração do Edital;
  6. Publicação do Edital.

Continue lendo o artigo para entender melhor sobre cada etapa.

 

Avaliação das necessidades de servidores públicos

Antes de mais nada, é preciso saber se há a necessidade de contração de novos servidores públicos no órgão em questão. Essa avaliação acontece sempre, pois com o passar do tempo existem funcionários que são demitidos, exonerados, remanejados, aposentados, enfim, são inúmeros motivos que causam vacâncias, deixando o quadro de funcionários em déficit.

Após feita essa análise de necessidade, o órgão solicitante determina quais áreas precisam de funcionários e qual a demanda por cada cargo.

Não existe um prazo exato para esse processo, pode ser muito rápido ou lento dependendo do órgão. Existem setores que são mais burocráticos que outros, dependendo da aprovação de comitês ou presidência.

 

Autorização para o Concurso

Feita a avaliação das necessidades da contratação de novos servidores, os órgãos fazem a solicitação de um novo concurso público para o órgão competente.

Este órgão irá avaliar o pedido e verificar se existe verbal prevista para o seu orçamento anual. Caso tudo esteja de acordo, o concurso é autorizado e o pedido é encaminhado para a próxima etapa.

Esta pode ser a parte do processo que leva mais tempo, podendo durar meses ou até anos.

 

Formação da Comissão Organizadora

Agora que o concurso está autorizado, é necessário formar uma Comissão Organizadora para ele. Em alguns casos, ela é chamada de Comissão Examinadora. Essa comissão irá acompanhar a realização do concurso desde a etapa inicial até o pós-edital.

A comissão é formada por servidores do órgão, são profissionais capazes de analisar as necessidades que o concurso precisa e elaborar o edital, além de escolher a banca organizadora e fazer todo o processo burocrático da seleção.

 

Escolha da Banca Organizadora

A próxima etapa é a escolha da Banca Organizadora do Concurso. Esta é uma das partes mais importantes do concurso, pois cada banca tem seu estilo próprio de avaliação. É de responsabilidade da banca elaborar as provas e aplica-las, garantindo toda a segurança e organização.

Dentre os diversos processos de seleção de bancas organizadoras, geralmente a administração pública opta entre três tipos: a Licitação por Concorrência, a Licitação por Pregão Eletrônico e a Dispensa da Licitação.

Criamos um artigo falando somente sobre o assunto, se ficou interessado é só acessar: Como Funciona a Escolha da Banca Organizadora de Concurso Público?

 

Elaboração do Edital

Agora que a banca está escolhida, começa a elaboração do edital. É nesta etapa onde todo concurseiro fica ansioso, pois é no edital onde surgem todas as regras e informações do concurso, como as datas de inscrição, provas, matérias cobradas.

O edital irá partir de um Projeto Básico, que nada mais é como um esboço do edital. Nele estão informações importantes sobre o concurso, como número de vagas, cargos e quase todo o cronograma do concurso.

 

Publicação do Edital

Esta é a etapa mais aguardada de todas, pois é com a publicação do edital que se concretiza todas as informações determinantes sobre as regras de seleção. Geralmente, o edital é publicado no Diário Oficial.

Existem editais que são publicados em um dia e já começa a receber as inscrições no dia seguinte, com provas marcadas para o próximo mês. Em outros casos, o prazo pode ser maior, de até alguns meses de distância.

De qualquer forma, o ideal é começar a estudar muito antes da publicação do edital, para ter mais tempo de se preparar. Preparações a longo prazo tendem a ter um melhor resultado.

O mais aconselhável é estudar as matérias cobradas em concursos passados, pois o conteúdo programático não irá mudar muito. Após a publicação do edital, você pode estudar mais a fundo apenas o que será cobrado na prova.

 

Fique de olho em nosso site para mais artigos do tipo. Bons estudos!

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