Concurso da GCM Betim MG 2022

O Edital do Concurso da GCM de Betim MG 2022 oferta 120 vagas para provimento do cargo público de Guarda Civil Municipal. 

 

Foi publicado o edital do concurso da Prefeitura Municipal de Betim, localizado em Minas Gerais, com a oferta de 120 vagas para provimento do cargo público de Guarda Civil Municipal, tanto para mulheres quanto para homens.

 

Concurso da GCM DE BETIM MG 2022

 

O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) é a banca responsável por organizar o certame da Guarda Municipal. As provas estão previstas para 17 de julho de 2022.

 

Cargos e Vagas da GCM de Betim MG 2022

O concurso GCM Betim oferta 120 oportunidades para a de Guarda Municipal. Confira abaixo como será a distribuição das vagas:

Guarda Municipal FEMININO

  • Ampla concorrência: 17
  • Cota PCD: 2
  • Cota negros: 5
  • Vagas totais: 24

Guarda Municipal MASCULINO

  • Ampla concorrência: 67
  • Cota PCD: 10
  • Cota negros: 19
  • Vagas totais: 96

Requisitos da Guarda Municipal

  • Carga horária: 40 horas semanais
  • Remuneração: R$ 1.916,02 + Benefícios
  • Requisito: Ensino superior (Tecnólogo e Graduação), reconhecido pelo MEC, altura mínima de 1,60 m, não possuir antecedentes criminais, ser aprovado no Curso de Formação e teste de Capacitação Física e Avaliação Psicológica.

Inscrições para o Edital

Os candidatos poderão se inscrever entre os dias 16 de maio a 16 de junho 2022, por meio do site www.ibgpconcursos.com.br.

Poderão solicitar isenção da taxa de inscrição o candidato desempregado ou que não possa arcar com o pagamento da inscrição, sob pena de comprometimento do sustento próprio e de sua família. O candidato deverá solicitar isenção entre os dias 16 a 18 de maio de 2022, pelo site www.ibgpconcursos.com.br.

 

Etapas do Certame

A seleção dos candidatos inscritos no concurso Guarda Betim será realizada através de aplicação de duas fases, distribuídas da seguinte maneira:

  • FASE I
    1. Prova Objetiva – eliminatório e classificatório;
    2. Prova Discursiva – eliminatório e classificatório;
    3. Prova de títulos – classificatório;
    4. Prova de Capacidade Física (TAF) e Avaliação de altura – eliminatório;
  • FASE II
    1. Avaliação Psicológica – eliminatório;
    2. Sindicância Social – eliminatório;
    3. Exames Médicos – eliminatório;
    4. Curso de Formação – eliminatório.

Aos candidatos, será disponibilizado o tempo de 04 horas para realização das provas objetiva e discursiva.

Provas Objetivas

A 1ª etapa será composta pela Prova Objetiva de múltipla escolha que será valorada de 0,0 a 100 pontos e conterá 40 questões com quatro alternativas (A, B, C, D), sendo uma só correta.

Será aprovado nesta etapa do concurso Guarda de Betim o candidato que obtiver, no mínimo, 60% dos pontos no total da prova e não zerar nenhum dos conteúdos.

Prova Discursiva

A Prova Discursiva será aplicada conjuntamente com a Prova Objetiva de Múltipla Escolha, ou seja, na mesma data.

A Prova Discursiva será composta de 01 Redação de temática contemporânea, que deverá ser respondida em, no mínimo, 25 e, no máximo, 35 linhas.

Avaliação de Títulos

Para a Avaliação de Títulos do concurso Guarda de Betim serão considerados e pontuados a formação acadêmica do candidato.

Os pontos decorrentes da mesma titulação acadêmica não serão cumulativos, ou seja, será considerado apenas um título referente à sua faixa de pontuação, para formação acadêmica.

Teste de Aptidão Física (TAF)

Serão convocados para realizarem o TAF, desde que aprovados na Prova Objetiva e Discursiva, o limite total de 600 candidatos, sendo 480 candidatos do sexo masculino e 120 candidatas do sexo feminino.

Avaliação Psicológica

Respeitando a Classificação Geral realizada em ordem crescente, serão convocados para o Exame Psicológico todos os candidatos aptos na Prova de Capacidade Física (TAF) e Avaliação de Altura.

Sindicância Social

A Sindicância Social, de caráter eliminatório, será realizada a respeito do candidato, de forma reservada e será procedida por Comissão específica, entre os candidatos matriculados no Curso de Formação de Guarda Municipal

Exames Médicos

Respeitada a aprovação e a classificação alcançada até a etapa da Sindicância Social, serão convocados para o Exame Médico, os primeiros 96 candidatos, do sexo masculino e as primeiras 24 candidatas do sexo feminino, respeitando as reservas estabelecidas para as cotas.

Curso de Formação

O curso de Formação do concurso Guarda de Betim terá caráter obrigatório e eliminatório, com duração de 812 horas/aula.

Serão convocados para matrícula no Curso de Formação, os candidatos classificados na 7ª etapa, até o limite de vagas previstas.

 

Curso Preparatório para o Concurso da GCM de Betim MG 2022

Concursos da Guarda Civil Municipal são sempre muito concorridos. Acaba sendo inevitável não se preparar adequadamente. Portanto, para quem quiser uma boa colocação neste concurso eu aconselho um Curso Preparatório para Concursos Online, mais especificamente o Gran Cursos Online.

Antes de mais nada, se você não conhece o Gran Cursos, veja esta postagem: Gran Cursos É bom?

 

Resumo do Concurso
  • Concurso: Guarda Civil Municipal de Betim MG
  • Data de Inscrição: De 16 de Maio a 16 de Junho de 2022
  • Data das Provas: 17 de Julho de 2022
  • Escolaridade: Nível Superior
  • Número de Vagas: 120 vagas
  • Remuneração: R$ 1.916,02
  • Banca Examinadora: IBGP Concursos

Via Gran Cursos Online

 

Compartilhe

Estudo Certeiro

No Estudo Certeiro, você encontra notícias diárias de Concurso Públicos de todo o Brasil. Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − 9 =