Temas da Atualidade para Concursos Públicos

Estar a par de diferentes temas da atualidade é de extrema importância para muitos processos seletivos, principalmente, considerando as questões discursivas e a redação. Por isso, é muito importante prestar atenção nas notícias que são de grande relevância para o Brasil, pois estas informações podem ser fundamentais para a sua aprovação.

Foto profissional grátis de aconselhar, ajuda, alunos

Para ajudá-lo nessa missão e deixá-lo informado sobre os possíveis temas que podem cair nos concursos públicos, separamos alguns eventos marcantes para o país que podem aparecer em sua prova. Lembrando sempre que, ainda que em algumas avaliações não haja uma matéria específica de atualidades, elas ainda podem ser cobradas, partindo do princípio de que o participante estará inteirado dos últimos assuntos.

Confira a seguir temas relevantes que merecem um pouco mais de atenção e podem ser cobrados!

Pandemia

A pandemia de Covid-19 impactou os países, suas respectivas economias e demais questões sociais em decorrência do isolamento social e tudo que ele implicou, sejam nas atividades trabalhistas, a alta do desemprego, mortes e os cidadãos em estado de vulnerabilidade que chegaram à miséria. Tudo isso possui consequências e uma delas é a diminuição da renda per capita segundo o Índice de Desenvolvimento Humano.

Em síntese, quando existe um impacto direto na vida da população, a capacidade de absorção de serviços e bens se fazem presentes. Tudo isso, influencia na qualidade de vida, no crescimento econômico e na situação social que muitas famílias se encontram, tornando essa fase que estamos vivendo em um ciclo vicioso, já que não tem renda, não tem consumo, não tem mercado.

Incêndios no Pantanal

Outro possível tema da atualidade é sobre os incêndios do Pantanal. Antes de mais nada, é preciso entender que o local é uma vasta extensão de biodiversidade encontrada no Brasil e em outros países. Muitos brasileiros não se integram muito sobre o assunto, no entanto, ele é de extrema importância, considerando que ⅔ deste bioma está em nosso país. Tendo em mente essa informação, já fica mais do que explícito o motivo de que, possivelmente, esse pode ser um caía que caía em provas de processo seletivo.

Nos últimos tempos, o Pantanal tem sofrido diretamente com as ações humanas. No ano de 2020, 20% do bioma sofreu uma grande queimada, sendo elas por ordem natural ou do homem. Muito desse sofrimento deve-se ao agronegócio que, colocam fogo em suas terras para abrir local para a agricultura e, naturalmente, quando o clima está seco, o fogo se alastra.

Além disso, em casos específicos, com a umidade baixa, incêndios podem acontecer por diferentes causas naturais, porém, em grande parte, são causados ou provocados pelos homens. As consequências são graves e impactam diretamente em toda a população, considerando que algumas delas são:

– Solo menos fértil ao passar do tempo;

– Perda da fauna e flora;

– Desertificação;

– Ecossistema prejudicado;

– Ar completamente poluído;

– Diferentes destruições ambientais.

Diante disso, esperamos ajudá-los nos processos seletivos de concursos públicos, uma vez que é primordial estar informado e saber sobre os impactos que os possíveis temas podem ter. Além dos mencionados, em nosso site, faremos mais publicações destinadas aos temas das atualidades. Acompanhem!

Compartilhe

Thayna Perrucine Rodrigues

Graduada em Licenciatura em Letras com dupla habilitação de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, redatora do Estudo Certeiro e atuante nas diferentes vertentes do Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + dezenove =