O Prestígio Social e a Importância dos Concursos Públicos

Quando falamos em concurso público, automaticamente, as pessoas pensam na estabilidade e no prestígio que o cargo, seja ele qual for, traz ao concursado. Por isso, para muitas pessoas, conseguir uma vaga através destas provas podem ser um grande sonho. No presente artigo, falaremos um pouco mais sobre a credibilidade e a importância que os concursos públicos possuem diante da sociedade. Acompanhe a seguir!

Homem Com Fones De Ouvido Voltado Para O Monitor Do Computador

Afinal, o que é um Concurso Público?

Antes de mais nada, é importante entender que quando referimos a concurso público, estamos falando de um processo seletivo ao qual os servidores são selecionados para exercerem funções específicas dentro do que chamamos de Administração Pública. Historicamente, o concurso público não é muito antigo, considerando que o primeiro foi realizado no ano de 1937.

A decisão de aprovar esse processo seletivo foi uma inovação grandiosa, até pelo fato de que, nesse período, os trabalhadores públicos conseguiam o cargo através de indicação e recrutamento. Depois da aprovação do processo seletivo detalhado e específico, as provas foram institucionalizadas em 1988 pela Constituição Feral.

Atualmente, a principal maneira de atuar na Administração Pública é por meio dos concursos públicos. Sua importância é clara e suas vantagens ficam claras a partir de diferentes perspectivas. Por exemplo, para aqueles que querem se destacar e impactar positivamente na eficiência do setor público, a oportunidade de passar pela prova e ser prestigiado é fundamental.

Tudo isso é possível mediante as etapas que são bem definidas e possuem diversos graus de dificuldade, podendo variar bastante de acordo com cada área trabalhista, remuneração, dentre outros fatores. No entanto, de forma ampla, a exigência que a prova faz do participante é que ele siga critérios técnicos e mostre que está preparado para assumir o cargo.

Prestígio social dos Concursos Públicos

Primeiramente, os concursados possuem uma estabilidade que todos desejariam, pois conseguem alcançar objetivos pessoais com mais facilidade e possuem até mesmo uma melhor qualidade de vida, já que não conseguem ter mais segurança financeira e menos preocupações uma vez que conseguiu o cargo que desejava.

Dificilmente, as pessoas que passaram por concursos públicos saem dos seus cargos por grandes problemas internos, claro que existem as exceções que, por vontade própria, abandonam a função estabelecida, porém, o usual é que os concursados ocupem o mesmo cargo por bons e longos anos até a aposentadoria.

Além desse fator, a remuneração é muito boa e mesmo em momentos de crises e desemprego no país, os funcionários que exercem funções na Administração Pública são atingidos minimamente. Sendo assim, os benefícios são muitos, principalmente, voltados para a qualidade de vida, porque oferece recursos e suportes extremamente vantajosos em vista do mercado de trabalho comum.

Vale a pena estudar para um Concurso Público?

A questão que muitos fazem é exatamente se vale a pena estudar para um concurso público, especialmente, pelo fato de que existem cargos de maior influência que exigem muito tempo de estudo e dedicação. Entretanto, ainda que levem meses ou anos de aprendizado, vale muito a pena se dedicar para conquistar uma ocupação pública.

Tudo isso deve-se a estabilidade do servidor público, a boa carreia, qualidade de vida, remuneração, horários estabelecidos, licenças e muitos outros benefícios que se pode aproveitar ao longo da jornada de trabalho em cargos públicos. Gostou do conteúdo? Confira nosso site e tenha mais informações relevantes e explicativas sobre concursos públicos.

Compartilhe

Thayna Perrucine Rodrigues

Graduada em Licenciatura em Letras com dupla habilitação de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, redatora do Estudo Certeiro e atuante nas diferentes vertentes do Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =