Informações que você precisa saber sobre os Concursos Públicos

Certamente, você já ouviu falar dos Concursos Públicos e todos os benefícios que ele pode trazer ao concursado, sendo alguns deles, a estabilidade, boa remuneração, dentre os múltiplos diferenciais que esse cargo pode oferecer. No entanto, nem tudo são flores e sabemos que para atingir tal conforto e segurança é preciso dedicação e estudo.

Abra O Caderno Branco Perto De Lápis E óculos Ao Lado Do Computador Laptop Na Superfície Branca

Além disso, preparação e estratégias podem ser aliadas no momento dos estudos para que essa concorrida e desafiadora conquista se torne realidade. Pensando nisso, é importante que os concurseiros entendam um pouco mais e conheçam tudo sobre Concurso Público e suas vertentes. Para tal, continue a leitura do presente artigo!

Em síntese, do que se trata um Concurso Público?

Os concursos públicos são as principais maneiras dos concurseiros entraram em cargos de serviços públicos e se tornarem concursados. Todas as pessoas que prestam a prova, competem de forma igualitária quando se trata das condições e políticas do processo seletivo.

Sendo uma das provas mais disputadas e concorridas, trata-se de uma avaliação bastante democrática e acessível para todos os cidadãos, possuindo critérios específicos ou não, dependendo de cada cargo e demanda profissional. Em suma, todos são avaliados pelo seu desempenho, levando-os a resultados elevados o suficiente para a ocupação.

Principais bancas de Concursos Públicos

É certo que as bancas organizadoras de Concursos podem ser diversas, entretanto, existem aquelas que são as principais e de maior concorrência. Quando se trata de concursos municipais ou estaduais, as bancas FGV e FCC são as maiores responsáveis.

Já quando falamos de concursos da Receita Federal, a ESAF é a que se destaca como principal, da mesma forma que a Cespe é a central para concursos de tribunais ou polícias. Depois, temos a Cesgranrio que é a banca voltada para os concursos da Petrobrás e demais empresas deste mesmo grupo.

Por último e não menos importante, temos a famosa Vunesp que, há muitos anos, realiza os concursos do Estado de São Paulo, sendo conhecida, por este motivo, por ser uma das mais tradicionais provas para ingresso em cargos públicos.

Tempo de validade dos resultados dos Concursos Públicos

Uma das maiores dúvidas entre os concurseiros são o tempo de validade dos resultados mediante a prova realizada. O prazo é definido, normalmente, no edital, podendo ter validade de até 2 anos, mas podem existir casos em que esse período é prorrogado.

Nesse sentido, o cidadão pode ter um prazo de 4 anos para que, de fato, seja chamado para exercer sua função, caso tenha sido aprovado. Além disso, diversas vezes, o edital apresenta uma quantidade pequena de vagas e, ao passar desses quatro anos, os demais candidatos podem ser chamados de acordo com sua classificação.

Para mais informações e conteúdos como este, acesse nosso site e confira muitos artigos voltados para Concursos Públicos.

Compartilhe

Thayna Perrucine Rodrigues

Graduada em Licenciatura em Letras com dupla habilitação de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, redatora do Estudo Certeiro e atuante nas diferentes vertentes do Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =