Quais os tipos de Cargos Públicos?

Existe uma variedade muito grande de atividades exercidas e de cargos públicos, considerando que são tarefas dentro dos órgãos do estado que podem ser distintas de acordo com cada área e demanda. Além disso, é preciso ter em mente que cada tipo de trabalho pode sofrer alterações de acordo com o local.

A definição que melhor se enquadra no papel do servidor público é que ele deve servir, da melhor forma, à população. E, dentro dessa missão, ele pode cumprir diferentes tipos de cargo, sendo os mais comuns:

  • Comissionados;
  • Efetivos;
  • Vitalícios;
  • Isolados.
Homem De Negócios Negro Sem Rosto Saindo Da Estação De Metrô

Dentro de cada uma dessas categorias, existem suas particularidades. No presente artigo, falaremos um pouco mais sobre cada cargo e as suas características. Acompanhe a seguir!

Cargo comissionado

Os cargos comissionados são aqueles temporários que, normalmente, são indicados por alguma autoridade pública ou governante. Um Deputado Estadual, por exemplo, pode nomear determinada quantidade de servidores para exercerem funções em seu gabinete. Para estes funcionários, a duração máxima no cargo é equivalente ao mandato.

Além do que foi mencionado, tais cargos são conhecidos por serem de confiança. Por isso, estas são ocupações podem dispensar a realização de um concurso público, destinando-se a funções administrativas e organizacionais.

Cargo efetivo

Os cargos efetivos são aqueles que, tipicamente, são associados com a ideia tradicional de um servidor público, pois designa-se aos trabalhadores que ocupam posições permanentes dentro da organização, fazendo com que os funcionários sintam estabilidade e segurança depois de concluírem o estágio probatório.

Cargo vitalício

Os cargos públicos de caráter vitalício são os ocupados por servidores do Ministério Público, por magistrados, ministros do Tribunal de Contas da União, dentre outros correlatos. Estes são cargos de importância que dão ao funcionário o direito de permanência até a sua aposentadoria.

Cargo isolado

Por último, existem os cargos isolados, sendo eles aqueles que não se enquadram de forma assertiva em nenhuma das categorias habituais. Por isso, não prevê plano de carreira ou salários. Um exemplo comum de profissionais que ocupam estas posições é o técnico de apoio administrativo.

Gostou do conteúdo? Possui interesse em concursos públicos e tudo que os envolve? Nos acompanhem nas redes sociais e aqui no nosso site para se manter atualizado sobre o tema.

Compartilhe

Thayna Perrucine Rodrigues

Graduada em Licenciatura em Letras com dupla habilitação de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, redatora do Estudo Certeiro e atuante nas diferentes vertentes do Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 17 =