Para concorrer a uma das vagas do Vestibular ITA, é necessário ter ensino médio completo ou comprovar a conclusão até o dia 31 de dezembro do ano vigente.
Foi divulgado nesta sexta-feira, 31 de julho, o novo edital de vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) a fim de preencher vagas para alunos para a formação de engenheiros no próximo ano. As instruções normativas e o regulamento da seleção estão no Diário Oficial da União.
Podem participar, candidatos de ambos os sexos, sendo necessário ser brasileiro nato e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no curso.
O Comaer oferece aos alunos do Instituto, em sua sede, bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. A residência no Campus do DCTA é facultativa.
Em seu edital, o ITA diz que “em decorrência da pandemia da COVID-19, que alterou a carga horária e o planejamento escolar dos alunos do Ensino Médio de todo o País, o candidato aprovado no Vestibular 2021 do ITA, que estiver cursando o Ensino Médio referente ao ano de 2020, terá até o primeiro dia do ano letivo de 2021 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica para apresentar seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio, a fim de cumprir o requisito insculpido no item 3.1, alínea “c” do edital”.
Vagas e Especializações do Vestibular ITA
As oportunidades para o próximo Curso Fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, no ano de 2021 são destinadas para:
- Engenharia Aeronáutica – 24 vagas;
- Engenharia Eletrônica – 26 vagas;
- Engenharia Mecânica-Aeronáutica – 26 vagas;
- Engenharia Civil-Aeronáutica – 24 vagas;
- Engenharia de Computação: 24 vagas; e
- Engenharia Aeroespacial – 26 vagas.
Além disso, o edital estabelece que 119 dessas vagas sejam para candidatos não optantes ao quadro de oficiais engenheiros, aprovados na admissão. O restante, 31, serão para aprovados optantes.
Inscrições do Vestibular ITA
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 01 de agosto e 15 de setembro de 2020, no site vestibular ITA . A taxa de inscrição vai custar R$150.
Etapas do Vestibular
O concurso ITA vai contar com três fases, sendo duas provas escritas e uma inspeção de saúde. As avaliações estão previstas para 20 de novembro (1ª fase) e 8 e 9 de dezembro (2ª fase).
As avaliações serão aplicadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.
No primeiro exame, serão cobradas questões de Matemática, Física, Química, Português e Inglês. Já no segundo exame, em dois dias, serão questões dissertativas de Matemática, Física e Química, e uma Redação.
A etapa de exames de saúde ainda não tem data para acontecer. Para essa fase, vale ressaltas que os que que não comparecerem serão desclassificados do concurso.
Graduação ITA
A Graduação em Engenharia no ITA terá duração total de 5 (cinco) anos e será dividida da seguinte maneira:
- Dois anos de curso fundamental comum a todos
- Três anos de curso profissional em uma das habilitações
A graduação ocorre no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediada em São José dos Campos, São Paulo. Quem comprovar baixa renda poderá receber isenção de pagamento da hospedagem. No entanto, estes prestarão serviços voluntários de caráter acadêmico ou social no ITA.
Resumo do Vestibular
- Concurso: Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)
- Data de Inscrição: De 01 de Agosto a 15 de Setembro de 2020
- Data das Provas: 20 de Novembro, 08 e 09 de Dezembro de 2020
- Escolaridade: Nível Médio
- Número de vagas: 150 vagas
- Banca Examinadora: ITA