Principais regras para concursos públicos

Quando falamos sobre concursos públicos, é importante ter em mente que uma série de requisitos, regras e especificidades são exigidas do participante. No entanto, há algumas regras que chamamos de “gerais” por ser as principais solicitadas em todos os processos seletivos. Por isso, é de extrema importância que o concurseiro tenha conhecimento amplo destes fatores.

Homem Escrevendo Na Mesa

Lei nº 8.112/90 aos servidores públicos

Por meio de leis específicas, encontra-se as regras para que os cidadãos estejam habilitados e dentro dos requisitos para passar pelo processo seletivo para ingresso em um cargo público. Focando-se em serviços federais, primordialmente, o candidato precisa compreender de forma estrita quais as suas exigências explicitas na Lei nº 8.112/90.

Nesse sentido, no artigo 5º estão as condições do cidadão para que possa participar da prova, conforme descrito:

Art. 5º  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

I – a nacionalidade brasileira;

II – o gozo dos direitos políticos;

III – a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

 IV – o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

V – a idade mínima de dezoito anos;

VI – aptidão física e mental.

Vale salientar que, quando se fala de concursos estaduais ou municipais, as regras básicas costumam se repetir, ficando iguais às mencionadas acima. Entretanto, é preciso sempre se atentar aos editais para os casos de requisitos específicos de acordo com a particularidade de cada prova e cargo público, podendo variar com base em cada ocupação.

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais e fique de olho aqui no site!

Compartilhe

Thayna Perrucine Rodrigues

Graduada em Licenciatura em Letras com dupla habilitação de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, redatora do Estudo Certeiro e atuante nas diferentes vertentes do Marketing Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × três =