O que comer antes da prova?

A prova é um momento importante e estressante para muitas pessoas. Além de estudar com antecedência, é importante ter uma alimentação adequada para garantir energia e concentração durante o período de realização da prova. Cuidar do que comemos antes da prova pode afetar o nosso desempenho.

O QUE COMER ANTES DA PROVA

O que evitar comer antes da prova

Antes de começarmos a falar sobre o que é recomendado comer antes da prova, é importante mencionar o que deve ser evitado. Alimentos gordurosos, picantes e com muita cafeína devem ser evitados antes da prova, pois podem causar desconforto estomacal e dificultar a concentração. Alimentos açucarados também devem ser evitados, pois podem causar picos de energia e depois uma queda abrupta.

Alimentos recomendados antes da prova

Aqui estão alguns alimentos que são recomendados para serem consumidos antes da prova:

  • Frutas: As frutas são ricas em carboidratos simples, que fornecem energia rápida para o corpo. Além disso, frutas como bananas também são ricas em potássio, o que ajuda a manter a concentração.
  • Pão integral ou bolachas de aveia: Esses alimentos são ricos em carboidratos complexos, que liberam energia de forma gradual, mantendo o nível de energia durante todo o período da prova.
  • Peixe: O peixe é uma ótima fonte de proteínas, o que ajuda na manutenção da concentração. Além disso, o peixe também é rico em ômega-3, que é um nutriente importante para a saúde do cérebro.
  • Nozes e sementes: Esses alimentos são ricos em gorduras boas e proteínas, o que ajuda a manter a concentração e a energia durante todo o período da prova.

O momento ideal para se alimentar antes da prova

É recomendado que a última refeição seja feita cerca de 2 a 3 horas antes da prova. Isso dará tempo para o corpo digerir e absorver os nutrientes necessários para a prova. Caso você sinta fome na hora da prova, uma fruta ou barra de cereais podem ser boas opções para serem consumidas.

Antes da Prova

Consuma uma refeição completa com proteínas, carboidratos complexos e minerais três horas antes da prova.

Uma hora antes da prova, consuma um lanche pequeno composto apenas por carboidratos, como por exemplo, uma banana e uma colher de sopa de aveia.

Durante a Prova

Se a duração da prova for de 4 a 5 horas, é importante levar consigo alimentos ricos em carboidratos, como fatias de pão integral. Consuma em média 40g a 60g de carboidratos a cada hora da prova.

Mantenha-se hidratado, consumindo 250ml de água a cada 30 minutos.

Evite lanches vendidos em locais próximos ao local da prova, pois, na maioria das vezes, são alimentos ricos em açúcar simples que podem causar hiperatividade e falta de concentração.

Café e Cafeína

Embora seja uma boa fonte de estimulo, o café ou cafeína pode causar dependência e levar a insônia, intolerância alimentar, hiperatividade e falta de concentração.

Consuma até duas xícaras pequenas de café por dia, intercalando a cada três dias para manter seus efeitos e obter o benefício na memória.

Evite consumir cafeína ou outras substâncias estimulantes na forma pura ou em forma de suplementos, pois eles não têm a mesma ação obtida quando estão presentes em alimentos combinados com substâncias antioxidantes protetoras.

Refeição completa para o dia da Prova

PARA O CAFÉ DA MANHÃ: Opte por 2 ovos caipiras cozidos ou mexidos (sem adição de óleo) e misture com 1 colher de sopa de farinha de linhaça marrom e 1 colher de sopa de queijo cottage.

PARA BEBER: Beba 250ml de chá verde combinado com 100ml de água de coco natural e adicione ingredientes variáveis, como couve, espinafre, maçã, limão, gengibre, cenoura e canela.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima