Edital TJ SC Cartórios 2022 – Publicado!

O Edital TJ SC Cartórios 2022 foi publicado e está sendo organizado pelo Cebraspe.

 

O edital do Concurso de Cartórios do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina foi publicado! O cerame está sendo organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE).

 

Concurso TJ SC CARTÓRIOS 2022

 

Cargos e Vagas do Concurso TJ SC Cartórios 2022

O edital TJ SC Cartórios está ofertando 16 vagas para provimento na atividade notarial e de registro no Estado de Santa Catarina.

Segundo o edital do concurso TJ SC Cartórios, esses são os requisitos do cargo:

PARA INGRESSO POR PROVIMENTO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Direito (bacharelado), fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), até a data da outorga da delegação; ou ter exercido, por 10 anos, completados até a data da 1ª publicação deste edital no Diário de Justiça Eletrônico do Poder Judiciário de Santa Catarina, função em serviço notarial ou de registro.

PARA INGRESSO POR REMOÇÃO: ter exercido função em serviço notarial ou de registro, por mais de dois anos, completados até a data da 1ª publicação deste edital no Diário de Justiça Eletrônico do Poder Judiciário de Santa Catarina.

 

Remuneração e Benefícios

Os delegados dos serviços notariais e de registro serão remunerados, exclusivamente, por meio de emolumentos cobrados em razão do ofício, na forma da legislação específica.

 

Inscrições para o Certame

Os interessados em uma das vagas oferecidas no edital TJ SC Cartórios deverão realizar a sua inscrição somente via internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/tj_sc_22_notarios entre os dias 20 de julho e 18 de agosto de 2022.

A taxa de inscrição no concurso TJ SC Cartórios é de R$ 350,00. Poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição no concurso:

  1. Pessoa cuja renda não ultrapassa dois salários mínimos;
  2. Doador de sangue;
  3. Doador de medula óssea;
  4. Pessoa com deficiência, cuja renda não ultrapassa dois salários mínimos;
  5. Eleitores convocados e nomeados pela justiça eleitoral;
  6. Cidadãos que atuarem como jurados em uma das comarcas do Estado de Santa Catarina.

Etapas do Edital TJ SC Cartórios 2022

Conheça as etapas do Concurso TJ SC Cartórios, abaixo:

  1. Prova Objetiva (eliminatório)
  2. Prova Discursiva (eliminatório e classificatório)
  3. Comprovação dos requisitos para a outorga de delegações (eliminatório)
  4. Exame psicotécnico (descritivo)
  5. Análise da vida pregressa (eliminatório)
  6. Prova oral (eliminatório e classificatório)
  7. Avaliação de Títulos (classificatório)

Prova objetiva

A prova objetiva de seleção, para os candidatos inscritos para modalidade de ingresso por provimento, terá a duração de 6 horas e será aplicada na data de 18 de setembro de 2022.

As disciplinas da Prova Objetiva serão as seguintes:

  • Registros Públicos;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Tributário;
  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Comercial e
  • Conhecimentos Gerais.

A prova será composta por 100 questões. As questões da prova objetiva de seleção serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Haverá, na folha de respostas, para cada questão, cinco campos de marcação: um campo para cada uma das cinco opções A, B, C, D e E, devendo o candidato preencher o campo correspondente à resposta considerada por ele correta, de acordo com o comando da questão.

Prova discursiva e Prática

A prova escrita e prática, para as modalidades de ingresso por provimento e por remoção, terá a duração de 6 horas e será aplicada no dia 11 de dezembro de 2022 no turno da tarde.

A prova escrita e prática valerá um total de 10,00 pontos e consistirá de:

  1. elaboração de dissertação, de até 30 linhas, no valor de 2,00 pontos;
  2. elaboração de peça prática, a ser respondida em até 90 linhas, no valor de 4,00 pontos;
  3. elaboração de quatro questões discursivas, a serem respondidas em até 15 linhas cada, no valor de 1,00 ponto cada, totalizando 4,00 pontos.

As disciplinas cobradas para a prova serão:

  • Registros Públicos;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Tributário;
  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Comercial;
  • Conhecimentos Gerais;
  • Língua Portuguesa.

Comprovação dos requisitos para a outorga

Serão convocados para a comprovação dos requisitos para a outorga de delegações todos os candidatos aprovados na prova escrita e prática.

Exame Psicotécnico

Será convocado para o exame psicotécnico e para o envio dos laudos neurológico e psiquiátrico, ambos de caráter descritivo e de presença obrigatória, o candidato que tiver a comprovação dos requisitos para outorga das delegações deferida.

O exame psicotécnico consistirá na aplicação e na avaliação de baterias de testes e instrumentos psicológicos científicos, que permitam identificar a personalidade do candidato.

Análise da vida pregressa

Os candidatos que apresentarem os documentos referidos para comprovação dos requisitos para a outorga deste edital também poderão, em caráter reservado, ser submetidos à sindicância sobre sua vida pregressa.

Prova oral

Serão convocados para a realização da prova oral os candidatos habilitados não eliminados na quarta etapa (exame psicotécnico e envio dos laudos neurológico e psiquiátrico; e análise de vida pregressa).

A prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, valerá em seu conjunto 10,00 pontos. A prova oral terá duração de até 30 minutos, tempo em que o candidato deverá ler e responder às perguntas que lhe forem entregues por escrito, bem como responder às arguições da banca examinadora.

Avaliação de Títulos

Se houver, inserir informações sobre prazo e dados para envio dos títulos e pontuação por tipo de titulação.

Somente serão aceitos os títulos abaixo relacionados, expedidos até a data de envio, observados os limites de pontos do edital.

 

Curso Preparatório para o Concurso TJ SC Cartórios 2022

Concursos do Tribunal de Justiça são sempre muito concorridos. Acaba sendo inevitável não se preparar adequadamente. Portanto, para quem quiser uma boa colocação neste concurso eu aconselho um Curso Preparatório para Concursos Online, mais especificamente o Gran Cursos Online.

Antes de mais nada, se você não conhece o Gran Cursos, veja esta postagem: Gran Cursos É bom?

 

Resumo do Concurso
  • Concurso: Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ SC)
  • Data de Inscrição: De 20 de Julho a 18 de Agosto de 2022
  • Data das Provas: 18 de Setembro de 2022
  • Escolaridade: Nível Superior
  • Número de Vagas: 16 vagas para provimento
  • Banca Examinadora: Cebraspe

Via Gran Cursos Online

 

Estudo Certeiro

No Estudo Certeiro, você encontra notícias diárias de Concurso Públicos de todo o Brasil. Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 − 2 =