A Importância dos Simulados de Concursos Públicos

Descubra a real importância de se fazer Simulados de Concursos Públicos e as suas vantagens na sua preparação! Veja também uma dica de Simulados Gratuitos para Concursos.

 

Não é novidade que os concursos públicos estão cada vez mais concorridos em nosso país. Além da remuneração atrativa e da estabilidade empregatícia, os concursos públicos atraem candidatos que sonham formar uma carreira no sistema público. Por isso, separei uma lista explicando a importância de se fazer simulados de concursos públicos. Assim sendo, segue a lista abaixo:

 

Simulados de Concursos Públicos

 

Método de estudos para concursos públicos

Os simulados são úteis para nos direcionar em nossos estudos. Ao fazermos essa reunião de todas as disciplinas com questões de provas, entendemos a forma como os assuntos que estudamos são aplicados e, com isso, podemos saber se o nosso método de estudo tem sido eficaz ou, caso não, entender qual o melhor a ser utilizado. Dessa forma, praticando também por meio de simulados, ainda podemos direcionar mais adequadamente nossos estudos.

 

Estratégia para os simulados

Os simulados proporcionam com que saibamos antecipadamente qual a melhor abordagem, qual a estratégia vamos utilizar para resolver a prova do concurso. Depois de treinar por eles, você vai saber definir se o melhor na hora da prova vai ser começar por Português ou com redação, ou será iniciar com Direito Eleitoral, passar para Direito Administrativo, Constitucional, até finalizar com a redação.

 

Familiarização com a banca organizadora

Cada Banca Organizadora de Concurso Público tem seu estilo de prova. Fazer simulados de concursos públicos farão você conhece-las mais profundamente, entender mais sobre seu estilo de prova, quais assuntos são mais abordados, se costumam fazer muitas pegadinhas, etc.

 

Treinamento e autoavaliação pessoal

Sem dúvida nenhuma os simulados possibilitam um treino mais completo. Permitem que você teste seus conhecimentos de forma geral, integral, que fixe o conteúdo estudado, verifique o seu grau de aprendizagem e identifique o que ainda possui dificuldade e o que ainda gera dúvidas.

Além disso, os simulados também permitem que façamos uma avaliação de nós mesmos, ao passo em que estaremos inseridos no universo de provas anteriores. Qual foi meu rendimento? Em quais matérias preciso melhorar? Quais disciplinas já estão em um bom nível de estudo? A pontuação que fiz me colocaria dentro da lista de aprovação? É repensar o que foi aprendido e melhorar o que deve ser melhorado. Essa autoavaliação irá te mostrar seus pontos fracos e pontos fortes, te ajudando a escolher onde você deve focar nos estudos.

 

Tempo de prova

É fundamental já ter uma boa ideia de como usar seu tempo, e você só vai conseguir desenvolver uma boa estratégia por meio do treino – de preferência um que simule da forma mais próxima possível as reais condições da prova. Isso vai lhe permitir identificar pontos fortes e fracos no seu método (você pode ser rápido, mas desatento, ou pode ser muito atento, mas ter problema para administrar o tempo, por exemplo). Como os simulados projetam a realidade do concurso, trazendo os mesmos números de questões e demais regras da prova, certamente com esse treinamento você poderá estabelecer o tempo que será necessário para terminar a sua prova sem esquecer de nada

 

Menos ansiedade durante as provas

Por já ter trazido a realidade da sua prova para a sua rotina de estudos, por meio dos simulados, você estará bem preparado para o grande dia, pois treinou o tempo médio que precisará para concluir a prova, viu o estilo da banca, não será pego de surpresa com “pegadinhas”, identificou a estratégia para responder a prova, revisou e fixou o conteúdo. Assim, certamente estará bem preparado, e quando isso acontece, logo nos sentimos mais seguros, confiantes, concentrados e, claro, menos ansiosos. E sabemos bem o quanto a ansiedade atrapalha bastante o nosso rendimento e tarda a nossa aprovação.

 

Simulados do Gran Cursos Online

A fim de auxiliar os candidatos de todo o país que desejam o tão sonhado cargo público, o Gran Cursos Online realiza simulados inéditos gabaritados toda semana que podem ser baixados gratuitamente eu sua página de materiais gratuitos. Os simulados possuem variadas questões para treino além de serem exatamente diagramados e elaborados nos formatos cobrados pelas bancas examinadoras. São simulados que podem fazer a diferença em sua preparação e na hora da realização da sua prova.

O Gran Cursos também dispõe de simulados pagos mais elaborados, com correções em vídeoaulas explicando cada questão. Seja como for, você pode adquiri-los no site oficial do Gran Cursos Online.

É claro que os simulados não substituem os livros, questões, vídeoaulas, revisões e resumos. Eles se aliam a todos esses instrumentos de estudos e complementam uma boa preparação. Eles assumem funções fundamentais para nossa aprovação e são um reforço no processo de aprendizagem, seja mediante todos os tópicos até então mencionados, seja pela absorção de novos conhecimentos, seja por nos fazer identificar as nossas dificuldades e limitações, seja por proporcionar para nós um contato direto com uma realidade próxima da nossa prova.

Por isso, além dos simulados, existem os Cursos do Gran Cursos Online. Eles são os mais completos que você irá encontrar. Se você ainda não conhece, veja neste artigo – Gran Cursos é bom? – onde eu explico mais sobre o assunto.

Bons estudos!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 + nove =