O Edital PM BA 2022 oferta vagas de nível médio para o cargo de Oficial. Inscrições vão de 04 de novembro a 04 de dezembro. Provas em janeiro de 2023.
Saiu o edital do Concurso Público da Polícia Militar do Estado da Bahia! Conforme documento, o concurso oferta 100 vagas de preenchimento imediato para o cargo de Oficial da Polícia Militar da Bahia, sendo 85 vagas para o cargo AOPM – Masculino e 15 vagas para o cargo AOPM – Feminino.
Serão oferecidas para preenchimento durante o ano de 2023, 100 vagas para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia, a serem providas no prazo de vigência do certame, distribuídas por cargo e sexo (masculino e feminino).
Durante o período de realização do Curso de Formação de Oficiais, o candidato matriculado na condição de Aluno a Oficial PM receberá, a título de bolsa de estudo:
Conforme disposto na Lei Estadual nº 7.990, de 27/12/2001.
As inscrições poderão ser feitas no período de 04 de novembro a 04 de dezembro, no endereço eletrônico da banca organizadora: http://www.cfopmbm2022.uneb.br. A taxa de inscrição está no valor de R$ 150,00.
O candidato interessado em solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição deverá atender aos requisitos e proceder conforme estabelecido abaixo:
Veja abaixo quais serão as etapas do concurso:
1ª Etapa: Prova de Conhecimentos, de natureza eliminatória e classificatória, composta de duas partes:
2ª Etapa: Constituída de Avaliação Psicológica; Avaliação Física; Exame Médico/ Odontológico, Investigação Social, e Exame Documental;
A Aplicação das Provas será realizada sob a responsabilidade do Centro de Processos Sel tivos (CPS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na cidade do Salvador/BA, no dia 08 de janeiro de 2023.
A Etapa de Provas de Conhecimentos consiste na Aplicação de uma Prova Objetiva composta de 80 questões de múltipla escolha com cinco alternativas e uma única correta, distribuídas pelas disciplinas e de uma Prova Discursiva a Redação.
A Prova Discursiva – A Redação terá caráter eliminatório e classificatório e consistirá de uma questão dissertativa que versará sobre tema da realidade histórico-cultural contemporânea, em cuja redação o candidato deverá evidenciar o domínio da Língua Portuguesa e expressá-la com clareza, originalidade, individualidade de estilo, coesão e coerência.
Essa etapa será avaliada em uma escala de zero a 100 pontos.
A Avaliação Psicológica consiste de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos regulamentados pela Resolução n.° 002/2016, do CFP (Conselho Federal de Psicologia), tendo por finalidade aferir a personalidade, inteligência, funções cognitivas e habilidades específicas do(a) candidato(a) para verificar se ele(a) apresenta características psicológicas incompatíveis com o exercício da função Policial Militar e Bombeiro Militar;
Nessa etapa serão utilizados métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo, consoantes a Resolução CFP nº 009/2018.
O Teste de Aptidão Física (TAF) é de responsabilidade do Instituto de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar da Bahia, por meio do Centro de Educação Física e Desporto (IEP/CEFD).
Essa etapa será composta por 04 testes físicos, assim descritos: barra fixa dinâmica ou estática; corrida de velocidade (50 metros), corrida em 2.400
metros e natação de 25 metros.
O Exame Médico-Odontológico, de responsabilidade do Departamento de Saúde da Polícia Militar da Bahia, por meio da Junta Militar Estadual de Saúde (DS/JMES), será realizado da seguinte forma:
A banca examinadora, composta por médicos e dentistas da Junta Militar Estadual de Saúde (JMES), avaliará, mediante análise dos exames clínicos, odontológicos, laboratoriais e complementares, o estado de saúde do candidato frente às exigências para ingresso na Polícia Militar.
A Investigação Social, de responsabilidade do Comando de Operações de Inteligência da Polícia Militar da Bahia (COI) e terá como objetivo verificar a conduta social do(a) candidato(a), isto é, seu comportamento no meio familiar, no ambiente de trabalho e na convivência com os outros indivíduos, através do conjunto de qualidades morais, defeitos e vícios, inclusive maus antecedentes policiais e criminais, para o ingresso na Polícia Militar da Bahia, sendo Indicado ou Contra-Indicado para Curso de Formação.
Concursos da Polícia Militar são sempre muito concorridos. Acaba sendo inevitável não se preparar adequadamente. Portanto, para quem quiser uma boa colocação neste concurso eu aconselho um Curso Preparatório para Concursos Online, mais especificamente o Gran Cursos Online.
Antes de mais nada, se você não conhece o Gran Cursos, veja esta postagem: Gran Cursos É bom?
A Prefeitura de Carapicuíba, no estado de São Paulo, anunciou a abertura de dois novos… Ler mais
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) anunciou a abertura de um novo… Ler mais
A Prefeitura de Cascavel, no estado do Paraná, anunciou a abertura de um novo concurso… Ler mais
A Prefeitura Municipal de Pinhais, no estado do Paraná, anunciou a abertura de três editais… Ler mais
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jundiaí, São Paulo, anunciou a abertura de… Ler mais
A Prefeitura de Sabará, em Minas Gerais, anunciou a abertura de um novo Concurso Público… Ler mais