O Concurso TJ RJ Juiz 2023 teve o edital publicado com vagas de nível superior.
O Concurso Público do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro está com o edital publicado! A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – VUNESP é a organizadora.
O edital TJ RJ Juiz é voltado para a formação do cadastro de reserva. Sendo assim, não há vagas imediatas.
De acordo com dados do Portal da Transparência, há 143 cargos vagos no quadro de magistrados. Desse total, 70 são para juiz substituto.
As informações são de abril de 2023.
Segundo o edital publicado, a remuneração do cargo de Juiz Substituto é de R$ 33.924,93.
Veja abaixo a estrutura remuneratória dos magistrados:
Os dados são de abril de 2023 do Tribunal.
As exigências para ingresso na ocupação são os seguintes:
As inscrições podem ser feitas entre os dias 12 de junho e 13 de julho. A taxa é de R$ 280. Os pedidos de isenção podem ser feitos entre os dias 12 e 16 de junho.
Segundo o edital do concurso, os candidatos serão avaliados pelas seguintes etapas:
A prova objetiva terá caráter classificatório e eliminatório. Serão 80 questões valendo 0,125 cada resposta certa, distribuídas em três blocos de matérias a seguir especificados:
A segunda etapa do concurso será composta de provas escritas, a serem realizadas em dias distintos, preferencialmente nos finais de semana, com possibilidade de consulta à legislação, desacompanhada de anotação ou comentário, vedada a consulta a obras doutrinárias, súmulas e orientação jurisprudencial.
A primeira prova escrita, com duração de 5 horas, será discursiva, com 25 questões, valendo 0,40 cada resposta.
As provas práticas de sentença consistirão na lavratura de sentenças, uma de natureza cível e outra de natureza penal, com duração de 5 (cinco) horas cada, realizadas em dias distintos.
A terceira etapa do concurso é a inscrição definitiva e possui de caráter eliminatório. Essa etapa consiste na inscrição definitiva, avaliação física dos(as) candidatos(as) com deficiência, exame de sanidade física e mental, avaliação psicológica, sindicância da vida pregressa e investigação social
A prova oral possui caráter eliminatório e classificatório. É feito uma arguição do candidato por membros da Comissão Examinadora, em sessão pública, em data e horário previamente designado no edital de convocação, vedado o exame simultâneo de mais de um candidato.
A avaliação de títulos tem caráter classificatório. A comprovação dos títulos é feita no momento da inscrição definitiva, considerados, para efeito de pontuação, os obtidos até então.
A classificação dos candidatos habilitados obedecerá à ordem decrescente da média final, observada a seguinte ponderação:
Concursos de Tribunais de Justiça são sempre muito concorridos. Acaba sendo inevitável não se preparar adequadamente. Portanto, para quem quiser uma boa colocação neste concurso eu aconselho um Curso Preparatório para Concursos Online, mais especificamente o Gran Cursos Online.
Antes de mais nada, se você não conhece o Gran Cursos, veja esta postagem: Gran Cursos É bom?
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) anunciou a abertura de um novo… Ler mais
A Prefeitura de Cascavel, no estado do Paraná, anunciou a abertura de um novo concurso… Ler mais
A Prefeitura Municipal de Pinhais, no estado do Paraná, anunciou a abertura de três editais… Ler mais
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jundiaí, São Paulo, anunciou a abertura de… Ler mais
A Prefeitura de Sabará, em Minas Gerais, anunciou a abertura de um novo Concurso Público… Ler mais
A Paranaprevidência, órgão responsável pela previdência dos servidores do estado do Paraná, anunciou a abertura… Ler mais