O Edital do Concurso SEJUSP MG 2022 oferta 270 vagas de nível médio para o cargo de Agente de Segurança Socioeducativo.
O Edital do Concurso Público da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais está publicado e com cronograma definido! O certame oferta 270 vagas no cargo de Agente de Segurança Socioeducativo.
Agente de Segurança Socioeducativo (AGSE)
As inscrições no concurso público devem ser feitas no site do IBFC entre os dias 05 de outubro e 05 de novembro de 2022. A taxa de inscrição foi fixada em R$ 80,00 e deve ser paga até o dia 04/11/ 2022.
Para a realização da solicitação de isenção do pagamento da inscrição, o candidato deverá preencher o Requerimento de Isenção do Pagamento de Inscrição no site do IBFC – www.ibfc.org.br, na aba “Inscrição e 2ª via do Boleto”, no período das 10h do dia 05/10 até às
23h do dia 07/10/2022.
O concurso público terá as seguintes etapas:
A 1ª Etapa – Prova Objetiva e Redação será realizada nas cidades de Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí, do Estado de Minas Gerais.
As Etapas 2ª, 3ª, 4ª e 5ª serão realizadas em Belo Horizonte e a 6ª Etapa será realizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Disciplinas da Prova de Agente de Segurança Socioeducativo (AGSE)
A Prova Objetiva de múltipla escolha, será distribuída pelas disciplinas citadas acima, sendo que cada questão conterá 04 alternativas e apenas 1 correta.
A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 a 80 pontos, considerando-se HABILITADO nesta etapa o candidato que, cumulativamente:
A Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica será realizada mediante o uso de técnicas e testes psicológicos, em conformidade com a legislação do Conselho Federal de Psicologia – CFP e que sejam aprovados, à época da avaliação, pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI.
A Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica permite avaliar as condições psicológicas do candidato para o exercício do cargo de Agente de Segurança Socioeducativo.
Serão convocados para a 3ª Etapa – Exames Médicos, de caráter eliminatório, os candidatos que foram APTOS na 2ª Etapa – Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica e que estejam classificados dentro do limite.
A avaliação médica objetiva aferir se o candidato, com deficiência ou não, goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.
A avaliação médica será composta de análise dos exames clínicos, laboratoriais e complementares realizados por junta médica do IBFC.
A Prova de Condicionamento Físico consistirá na execução de baterias de testes, todos de realização obrigatória independentemente do desempenho dos candidatos em cada um deles, considerando-se apto o candidato que atingir o desempenho mínimo indicado para cada teste.
A Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada tem como objetivo verificar se o candidato ao cargo de Agente de Segurança Socioeducativo possui idoneidade e conduta compatíveis com as responsabilidades do cargo.
O procedimento a realizar nesta etapa é contínuo, podendo ocorrer a qualquer tempo durante o Concurso Público, período de formação e/
ou durante o exercício funcional, caso seja evidenciado que o candidato omitiu informações sobre seu envolvimento em atividades ilícitas, inseriu na documentação apresentada dados inverídicos, inexatos ou se utilizou de algum meio fraudulento para participar do certame, ou teve contrato de trabalho rescindido por conveniência administrativa, sem prejuízo de responsabilidade penal por atos de improbidade administrativa, nos termos da legislação em vigor.
O Curso de Formação Técnico-Profissional – CFTP terá como finalidade a capacitação e a avaliação dos candidatos matriculados, para o exercício das atribuições do cargo de Agente de Segurança Socioeducativo.
Os candidatos selecionados e matriculados no Curso de Formação Técnico-Profissional – CFTP receberão um auxílio financeiro no valor correspondente a 50% do vencimento básico inicial do cargo de Agente de Segurança Socioeducativo, a ser pago em uma única parcela, quando da realização do CFTP.
Concursos da Secretaria de Estado de Justiça são sempre muito concorridos. Acaba sendo inevitável não se preparar adequadamente. Portanto, para quem quiser uma boa colocação neste concurso eu aconselho um Curso Preparatório para Concursos Online, mais especificamente o Gran Cursos Online.
Antes de mais nada, se você não conhece o Gran Cursos, veja esta postagem: Gran Cursos É bom?
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) anunciou a abertura de um novo… Ler mais
A Prefeitura de Cascavel, no estado do Paraná, anunciou a abertura de um novo concurso… Ler mais
A Prefeitura Municipal de Pinhais, no estado do Paraná, anunciou a abertura de três editais… Ler mais
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jundiaí, São Paulo, anunciou a abertura de… Ler mais
A Prefeitura de Sabará, em Minas Gerais, anunciou a abertura de um novo Concurso Público… Ler mais
A Paranaprevidência, órgão responsável pela previdência dos servidores do estado do Paraná, anunciou a abertura… Ler mais