O Concurso PC RJ 2020 oferecerá vagas para todas as carreiras e níveis de ensino. Remunerações ultrapassam os R$ 18 mil.
O concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ), está em fase de escolha de banca organizadora. Segundo a Assessoria de Imprensa da corporação, os processos para essa definição foram agilizados, já que o objetivo é publicar os editais em março e as provas aplicadas em maio.
A banca examinadora está em sendo escolhida. Ela será responsável por receber inscrições e aplicar as etapas, como provas objetivas e teste de aptidão física. Segundo a Assessoria de Imprensa, sete bancas enviaram suas propostas de preços. Porém, os nomes não podem ser informados por razão de sigilo.
A Polícia Civil do Rio sofre com déficit de cerca de 14 mil de policiais civis. Por isso em novembro de 2019, o estado concedeu aval para o concurso PC RJ 2020 com 864 vagas que contemplam áreas de todas as escolaridades.
Uma das licitações de escolha de banca organizadora é para o cargo de delegado e outra é destinada para as carreiras de técnico de necropsia, auxiliar de necropsia, inspetor, investigador, perito legista e perito criminal.
A previsão é que o primeiro edital a ser publicado seja o de delegado. Isso porque é o que apresenta os trâmites internos mais adiantados. Além disso, como a quantidade de vagas autorizadas não supre a demanda de quase 14 mil agentes da PC RJ, mais oportunidades poderão ser abertas no decorrer do prazo de validade dos concursos.
No dia 6 de fevereiro, a vice-presidente da Faepol, delegada Thaianne Moraes, revelou que os preparativos da seleção estão quase concluídos. “O concurso está na reta final de sair. Eles estão alinhavando questões contratuais. O edital sairá em março e as provas devem ocorrer no meio de maio. Essa é a estimativa hoje, mas que só será confirmada no edital”, apresentou.
Segundo a delegado, o primeiro edital será para a carreira de delegado e depois o de perito legista. Em seguida sairá o de inspetor e demais cargos. O próximo passo da seleção será a definição da banca organizadora, que acontece desde dezembro.
De acordo com os termos de referência da seleção, os concorrentes ao concurso PC RJ serão submetidos às seguintes etapas de seleção:
Habilitados em todas as etapas passarão por curso de formação e prova de investigação social, etapas realizadas na Academia de Polícia (Acadepol). O início dos cursos está previsto para o segundo semestre. A carreira de delegado tem encerramento programado para 2022.
As remunerações iniciais referente a cada cargo podem ser conferidas a seguir, vale destacar que os ganhos são referentes a concursos anteriores e em 2020 podem ser ofertados salários com reajuste. Além disso, os valores já incluem auxílio-alimentação de R$ 264:
Os cargos de inspetor, perito legista, perito criminal, técnico de necropsia e auxiliar de necropsia possuem carga horária de 40 horas semanais em dedicação integral ou por sistema de escala de serviço, sendo incompatível com o exercício de outra atividade pública ou privada, salvo as exceções previstas em Lei. O regime jurídico é o estatutário.
Os últimos concursos PC RJ ocorreram em 2014 para o cargo de papiloscopista (nível superior), em 2013 para perito criminal (nível superior) e para escrivão também conhecido como oficial de cartório (nível superior) e em 2012 para delegado (formação em Direito).
Para o cargo de delegado, os candidatos devem realizar as seguintes etapas:
Já os demais cargos deverão passar por:
As avaliações serão aplicadas somente na cidade do Rio de Janeiro. Aprovados em todas as fases deverão passar pelo curso de formação e investigação social. Confira a seguir as matérias que são cobradas para os cargos da PC RJ na prova de conhecimentos:
Auxiliar de necropsia: Língua Portuguesa (20), Matemática (20) e Noções Básicas de Biologia e Anatomia Humanas (10);
Técnico de necropsia: Língua Portuguesa (20), Conhecimentos de Anatomia e Fisiologia Humanas (40);
Perito Legista: Língua Portuguesa (30) e Conhecimentos Específicos (70).
Inspetor de Polícia: Língua Portuguesa (30), Conhecimentos Específicos (50) e Conhecimentos básicos de informática (20);
Delegado: Direito Civil (10) , Direito Processual Penal (20), Direito Administrativo (20), Direito Constitucional (20), Medicina Legal (10), Direito Penal (20), Direito do Consumidor Direito da Criança e do Adolescente e Legislação Estadual.
Para aprovação no concurso para o cargo de delegado, os candidatos ainda passaram por Teste de Aptidão Física (TAF) que foi composto pelos seguintes exercícios:
A expectativa é que a seleção atraia 15 mil inscritos para as vagas de auxiliar e técnico de necropsia. Para as vagas de perito legista criminal são esperadas 10 mil para perito legista e criminal. Já para as funções de investigador, inspetor e delegado são esperadas 50, 20 e 10 mil, respectivamente.
As inscrições serão abertas em breve, por meio do site da banca organizadora. A taxa de inscrição, segundo os termos de referência, será da seguinte forma:
Com um concurso concorrido, acaba ficando inevitável não se preparar adequadamente. Portanto, para quem quiser uma boa colocação neste concurso eu aconselho um Curso Preparatório para Concursos Online, mais especificamente o Gran Cursos Online.
Antes de mais nada, se você não conhece o Gran Cursos, veja esta postagem: Gran Cursos É bom?
A Prefeitura de Carapicuíba, no estado de São Paulo, anunciou a abertura de dois novos… Ler mais
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) anunciou a abertura de um novo… Ler mais
A Prefeitura de Cascavel, no estado do Paraná, anunciou a abertura de um novo concurso… Ler mais
A Prefeitura Municipal de Pinhais, no estado do Paraná, anunciou a abertura de três editais… Ler mais
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jundiaí, São Paulo, anunciou a abertura de… Ler mais
A Prefeitura de Sabará, em Minas Gerais, anunciou a abertura de um novo Concurso Público… Ler mais