Um novo concurso da Polícia Civil de Alagoas (Concurso PC AL) deve acontecer ainda em 2020, de acordo com o governador de Alagoas.
Durante evento realizado na Assembleia Legislativa de Alagoas, Renan Filho, governador do estado, declarou que está prevista a reestruturação das carreiras de Investigador e Delegado, o que possibilitará a execução de um novo concurso para a categoria.
Vale recordar que o governador já havia confirmado, em novembro de 2019, que a Polícia Civil de Alagoas teria um novo concurso em 2020. Na ocasião, Renan Filho anunciou que o novo concurso PC AL terá um edital com 300 oportunidades, sendo vagas 260 para Agente de Polícia e 40 oportunidades para Delegado.
A solicitação da corporação por um novo certame visa cobrir o déficit de quadros na corporação, que conta com um efetivo de 1.600 Delegados e Agentes, dos quais 600 deles já se encontram em condições de solicitar aposentadoria.
Agente de Polícia: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), acrescido de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Delegado: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Escrivão: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Papiloscopista: diploma, devidamente registrado de conclusão de curso superior, em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Conforme Lei Nº 7.971, de 9 de janeiro de 2018, a remuneração inicial para os cargos de Agente e Escrivão é de R$ 3.800,00, vigente desde dezembro de 2018:
O último concurso PC AL foi realizado em 2012, sob organização da banca Cespe/Cebraspe. Na ocasião, foram ofertadas 400 vagas, distribuídas aos cargos:
O concurso PC AL teve as seguintes etapas:
1ª etapa:
As provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de Delegado tiveram a duração de 5 horas. Para o cargo de Escrivão e Agente de Polícia tiveram a duração de 4 horas e 30 minutos.
Os testes físicos foram compostos pelas seguintes etapas:
Teste Dinâmico de barra fixa (somente sexo masculino): mínimo de 3 repetições
Teste Estático de barra (somente sexo feminino): suspensão mínima de 10 segundos
Teste de flexão abdominal – repetição mínima de:
Teste de corrida de 12 minutos – distância mínima a ser percorrida:
A avaliação de títulos valeu 3,50 pontos, sendo que somente foi aceito 1 título para cada uma das categorias (Doutorado, Mestrado e Especialização).
Foram registrados, no total, 18.879 candidatos inscritos, sendo que o cargo com maior procura foi o de Delegado, com 8.651 inscritos. Confira abaixo, listagem completa da concorrência do concurso PC AL:
Agente: Prova – Gabarito
Escrivão: Prova – Gabarito
Delegado: Prova – Gabarito
Com um concurso concorrido, acaba ficando inevitável não se preparar adequadamente. Portanto, para quem quiser uma boa colocação neste concurso eu aconselho um Curso Preparatório para Concursos Online, mais especificamente o Gran Cursos Online.
Antes de mais nada, se você não conhece o Gran Cursos, veja esta postagem: Gran Cursos É bom?
A Prefeitura de Cascavel, no estado do Paraná, anunciou a abertura de um novo concurso… Ler mais
A Prefeitura Municipal de Pinhais, no estado do Paraná, anunciou a abertura de três editais… Ler mais
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jundiaí, São Paulo, anunciou a abertura de… Ler mais
A Prefeitura de Sabará, em Minas Gerais, anunciou a abertura de um novo Concurso Público… Ler mais
A Paranaprevidência, órgão responsável pela previdência dos servidores do estado do Paraná, anunciou a abertura… Ler mais
A Prefeitura Municipal de Taubaté, no estado de São Paulo, lançou dois novos editais de… Ler mais