O Edital do Concurso para Aluno Oficial da PM SP 2021 oferece 200 vagas com inscrições a partir do dia 15 de dezembro de 2021.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo está ofertando 220 vagas para o cargo de Aluno-Oficial, com requisito de ensino médio completo. A banca responsável por organizar o certame é a VUNESP.
Segundo o Edital, a remuneração básica inicial para o cargo de Aluno-Oficial PM é de R$ 3.310,13, composto por:
As inscrições ocorrerão entre os dias 15 de dezembro de 2021 e 20 de janeiro de 2022, mediante ao pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 130,00. As inscrições só poderão ser feitas via internet, por meio do site da banca organizadora do certame: www.vunesp.com.br.
O período para o preenchimento do requerimento de isenção de taxa e envio da documentação necessária (conforme Edital PM SP) é do dia 15/12/2021 ao dia 21/12/2021.
O ingresso na Polícia Militar do Estado de São Paulo, no Quadro de Oficiais da PM, se dá com o provimento no cargo inicial de Aluno-Oficial PM, por meio de concurso público de Provas, composto das seguintes etapas:
A Prova Objetiva do concurso PM SP (Parte I), de caráter eliminatório e classificatório, visa a avaliar o conhecimento do candidato para o bom desempenho das atribuições relativas ao cargo. A prova constará de 80 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta.
As provas serão aplicadas em 11 municípios do Estado de São Paulo, são eles:
Disciplinas para o cargo de Aluno-Oficial PM – conforme Edital PM SP
A Prova Dissertativa do concurso PM SP (Parte II), de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 2 horas, será composta de uma redação, na qual se espera que o candidato produza um texto dissertativo-argumentativo (em prosa), de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura e compreensão de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.
A aplicação dos Exames de Aptidão Física será realizada sob responsabilidade da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O Exame de Aptidão Física tem caráter eliminatório, visando a avaliar o desempenho físico do candidato, que deverá obedecer aos padrões exigidos para o cargo.
O candidato deverá apresentar atestado médico expedido por órgão público ou particular de saúde, no qual conste estar APTO para realização dos Exames de Aptidão Física.
Serão válidos apenas os atestados médicos emitidos no período de 45 dias anteriores à data marcada para a realização dos Exames de Aptidão Física.
O Exames de Saúde, de caráter eliminatório, visa a avaliar as condições de saúde do candidato. Os exames serão realizados por Junta Médica do Centro Médico da Polícia Militar.
O candidato, após preencher um formulário sobre sua saúde, será submetido a exames médicos, odontológicos e toxicológicos. Para isso o candidato deverá acessar a página da Polícia Militar do Estado de São Paulo (www.policiamilitar.sp.gov.br), no menu CONCURSO, entrar no link do edital, realizar o download do formulário, preencher, assinar e entregá-lo na data da realização da etapa – conforme consta no Edital PM SP.
O Exame Psicológico é de caráter eliminatório e visa identificar características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato ao perfil psicológico estabelecido para o cargo. Os exames serão realizados pelo Órgão de Pessoal da Polícia Militar
Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade, de caráter eliminatório, visa à apreciação da conduta social, reputação e idoneidade do candidato, em sua vida pregressa e atual em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, quanto à compatibilidade para o exercício do cargo.
A avaliação será realizada por órgão técnico da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O próprio candidato fornecerá os dados para tal averiguação, autorizando sua realização e se responsabilizando pela veracidade das informações, dados, fatos e documentos por ele apresentados durante as etapas do concurso, de modo que irregularidades, inconsistências ou omissões constatadas implicam sua reprovação e consequente eliminação do certame.
Análise de Documentos tem caráter eliminatório, com a finalidade de analisar os documentos apresentados pelos candidatos para comprovação dos requisitos e condições para ingresso.
Concursos da Polícia Militar são sempre muito concorridos. Acaba sendo inevitável não se preparar adequadamente. Portanto, para quem quiser uma boa colocação neste concurso eu aconselho um Curso Preparatório para Concursos Online, mais especificamente o Gran Cursos Online.
Antes de mais nada, se você não conhece o Gran Cursos, veja esta postagem: Gran Cursos É bom?
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) anunciou a abertura de um novo… Ler mais
A Prefeitura de Cascavel, no estado do Paraná, anunciou a abertura de um novo concurso… Ler mais
A Prefeitura Municipal de Pinhais, no estado do Paraná, anunciou a abertura de três editais… Ler mais
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jundiaí, São Paulo, anunciou a abertura de… Ler mais
A Prefeitura de Sabará, em Minas Gerais, anunciou a abertura de um novo Concurso Público… Ler mais
A Paranaprevidência, órgão responsável pela previdência dos servidores do estado do Paraná, anunciou a abertura… Ler mais