O Edital do Concurso IME 2023 oferta oportunidades de nível médio! Inscrições poderão ser feitas a partir de 31 de maio. Provas serão aplicadas em setembro.
Saiu o edital do Concurso Público do Instituto Militar de Engenharia! O certame está ofertando 87 vagas para ingresso nos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais do Exército.
O Concurso de Admissão destina-se a preencher 75 vagas do CACFG/Ativa, fixadas em portaria pelo Estado-Maior do Exército (EME) – Portaria – EME/C Ex Nº 928, de 15 de dezembro de 2022, sendo 60 vagas para ampla concorrência e 15 vagas reservadas aos candidatos negros, conforme Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014.
O Concurso de Admissão destina-se a preencher 12 vagas do CACFG/Reserva, fixadas em portaria pelo Estado-Maior do Exército (EME) – Portaria – EME/C Ex Nº 928, de 15 de dezembro de 2022, sendo 10 vagas para ampla concorrência e 2 vagas para candidatos negros.
Ao ingressar no primeiro ano do IME, o(a) candidato adquire a condição de militar e de aluno do Curso de Formação de Oficiais da Reserva do IME (CFOR/IME), e recebe fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo inicial de R$ 1.334,00, atinente a essa graduação, no período de um ano letivo, em termos atuais conforme previsto na legislação em vigor e apenas durante o CFOR/IME
As inscrições poderão ser feitas no período de 31 de maio a 10 de julho de 2023, no site http://www.ime.eb.br.
A taxa de inscrição será de R$ 140,00 e deverá ser paga até o dia 11 de julho de 2023.
Está isento do pagamento de taxa de inscrição:
O interessado no concurso de admissão que seja doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme a Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018.
Os Cursos de Admissão, de amplitude nacional, compreendem:
A prova objetiva da primeira fase do Exame Intelectual, a Inspeção de Saúde, o Exame de Aptidão Física, a Avaliação Psicológica e o Procedimento de Heteroidentificação terão caráter eliminatório; já as provas da segunda fase do EI terão caráter eliminatório e classificatório.
O início das provas será às 13h30min – (Fechamento dos portões: 12h00min), com duração de 4 horas em ambas as fases, sendo que as provas de Português e Inglês serão realizadas no mesmo dia com tempo total de realização de 4 horas, sendo iniciadas no mesmo horário oficial, em todo o Brasil, tomando como referência o horário de Brasília.
O Exame Intelectual será composto de duas fases:
A primeira fase constará de uma prova objetiva de MATEMÁTICA, de FÍSICA e de QUÍMICA, possuindo caráter eliminatório;
Já a segunda fase constará de 5 provas, sendo:
As provas da segunda fase possuem caráter eliminatório e classificatório e terão os seguintes pesos:
A prova objetiva da primeira fase compreenderá 40 questões de múltipla escolha distribuídas da seguinte forma:
A prova objetiva terá caráter eliminatório, sendo reprovado e eliminado do concurso o candidato que enquadrar-se em alguma das seguintes situações:
A Inspeção de Saúde (IS) dos candidatos selecionados no EI será procedida por Junta de Inspeção de Saúde Especial (JISE), que funcionará no IME, Rio de
Janeiro-RJ, nas datas estabelecidas no Calendário Complementar (Anexo A) de acordo com as determinações das seguintes normas:
O EAF será realizado em local determinado pelo IME, por uma Comissão de Aplicação, de acordo com o Calendário Complementar (Anexo A) e conforme
as condições de execução especificadas no Anexo D.
Durante a realização do EAF, será permitido ao candidato executar até duas tentativas para cada uma das tarefas, sendo a segunda tentativa no dia posterior ao da execução da primeira tentativa.
O candidato que faltar ao EAF ou que não vier a completá-lo, deixando de realizar qualquer das tarefas previstas, mesmo que por motivo de força maior, será considerado desistente e eliminado do processo seletivo.
A avaliação psicológica será realizada por intermédio de um Exame Psicológico (EP), que avaliará os seguintes aspectos:
Serão avaliados os seguintes requisitos psicológicos: capacidade de atenção e raciocínio, dedicação, persistência, responsabilidade, equilíbrio emocional,
sociabilidade, entre outros.
Considera-se Procedimento de Heteroidentificação (PH) a identificação da condição autodeclarada realizado por Comissão, criada para este fim, denominada de Comissão de Heteroidentificação (CH), conforme a Portaria nº 4.512/GMMD, de 4 de novembro de 2021.
A CH será composta por cinco membros e seus suplentes, devendo sua composição, sempre que possível, observar a diversidade de raça, de gênero e,
preferencialmente, de naturalidade.
Deverão se submeter ao PH todo candidato convocado pelo IME que, no ato da inscrição, se autodeclarou preto ou pardo, independentemente de ter obtido nota suficiente para aprovação na ampla concorrência e que tenha optado pelas vagas reservadas pela Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014.
Concursos de Institutos Militares são sempre muito concorridos. Acaba sendo inevitável não se preparar adequadamente. Portanto, para quem quiser uma boa colocação neste concurso eu aconselho um Curso Preparatório para Concursos Online, mais especificamente o Gran Cursos Online.
Antes de mais nada, se você não conhece o Gran Cursos, veja esta postagem: Gran Cursos É bom?
A Prefeitura de Cascavel, no estado do Paraná, anunciou a abertura de um novo concurso… Ler mais
A Prefeitura Municipal de Pinhais, no estado do Paraná, anunciou a abertura de três editais… Ler mais
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jundiaí, São Paulo, anunciou a abertura de… Ler mais
A Prefeitura de Sabará, em Minas Gerais, anunciou a abertura de um novo Concurso Público… Ler mais
A Paranaprevidência, órgão responsável pela previdência dos servidores do estado do Paraná, anunciou a abertura… Ler mais
A Prefeitura Municipal de Taubaté, no estado de São Paulo, lançou dois novos editais de… Ler mais