A Escola de Sargento das Armas (Concurso ESA) publicou seu edital com 1.100 vagas na área geral, música e saúde.
O Exército Brasileiro publicou o edital nº 2/2020 referente ao concurso público para admissão e matrícula nos cursos de formação e graduação de Sargentos na Escola de Sargentos das Armas (Concurso ESA). O concurso irá selecionar 1.100 candidatos que irão concorrer nas áreas Geral, Música e Saúde. O curso será realizado em 2021.
Na área Geral serão oferecidas 1.000 vagas, 900 delas para candidatos do sexo masculino e 100 para candidatas do sexo feminino. Estas vagas são destinadas às seguintes Qualificações Militar de Subtenente / Sargento:
Para a área de Músico serão mais 45 vagas. Estas oportunidades são para profissionais de ambos os sexos e serão distribuídas nos naipes de Clarineta; Flauta / Flautim; Saxotrompa; Saxofone; Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda; Trombone; Trompa; Trompete – Cornetim / Flueglhorne; e Tuba.
Há ainda 55 vagas na área da Saúde – Técnico em Enfermagem.
O curso de formação é composto por três períodos distintos.
O primeiro ano possui duração máxima de 2.000 horas e será realizado nas Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE) que ficam nas seguintes cidades: Rio de Janeiro – RJ, Juiz de Fora – MG, Natal – RN, Alegrete – RS, Jundiaí – SP, Pirassununga – SP, Pouso Alegre – MG, Fortaleza – CE, Blumenau – SC, Campo Grande – MS, Jataí – GO e Itajubá – MG.
O segundo ano tem duração de mais 2.000 horas e ocorrerá na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), na Escola de Sargento das Armas (ESA) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). Estes locais ficam, respectivamente, em Três Corações – MG, Rio de Janeiro – RJ e Taubaté – SP.
Quem for aprovado no segundo ano de curso será convocado para realizar o Estágio Profissional Supervisionado, nas OM (Organização Militar) onde forem classificados. A duração do estágio é de 400 horas.
Os militares que concluírem o CFGS vão receber diploma de graduação de nível superior tecnólogo.
Poderão participar do concurso os candidatos com o ensino médio completo, com idade entre 17 e 24 anos para a área geral e entre 17 e 26 anos para as demais áreas e com altura mínima de 1,60m para os candidatos do sexo masculino e 1,55m para as candidatas do sexo feminino, entre outras exigências.
Além dos requisitos acima, os candidatos para a área de música deverão comprovar habilidade na execução de partituras com o instrumento musical para a qual se inscreveu. Os candidatos à área da saúde, deverão ter concluído o curso de Técnico em Enfermagem e apresentar registro no COREN.
As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 18 de março de 2020, através do site da Escola de Sargento de Armas ou mediante o envio de documentação impressa.
O valor da inscrição é de R$ 95,00 e poderá solicitar a isenção desta taxa, o candidato que se enquadrar em alguma destas situações:
Os candidatos inscritos passarão pelas seguintes fases neste concurso de admissão da ESA:
Primeira fase: exame intelectual, que será uma prova escrita, prevista para ser realizada em 12 de julho de 2020, das 13h às 17h.
O exame intelectual será realizado em diversas cidades do Brasil. Os locais serão confirmados com a publicação do cartão de inscrição, a ser disponibilizado na página do candidato. No edital ou no manual do candidato você pode conferir a lista de cidades com realização das provas.
Além do exame intelectual, a primeira fase do concurso terá etapas de prova de títulos, inspeção de saúde e exame de aptidão física.
Esta etapa envolverá uma prova escrita com conteúdos de Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Inglês, Redação e Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem para a área da saúde e prova de teoria musical para área de música.
A redação deverá ter entre 20 e 30 linhas (sem contar o título).
Serão aprovados no exame intelectual os candidatos que acertarem, no mínimo, 25% das questões de Inglês e 50% das demais disciplinas da prova.
Apenas para a área geral, haverá pontuação para títulos militares, como certificado de reservista de 2ª categoria, curso de formação de soldados, cursos ou estágios de qualificação técnica/profissional realizados por instituições militares, curso de formação de cabos, curso de formação de sargentos e curso de formação de oficiais da reserva da marinha, do exército ou da aeronáutica.
Para todas as áreas (incluindo a geral), haverá pontuação de títulos civis, sendo valorados os cursos de nível superior e de qualificação técnica / profissional.
Os candidatos da área de música aprovados no exame intelectual irão realizar uma prova prática, utilizando seus próprios instrumentos, exceto para o naipe de tuba.
Nesta etapa, o candidato será considerado apto ou inapto, conforme seu desempenho nos testes. Esta prova será composta pelas seguintes etapas:
Outras informações poderão ser obtidas no edital do concurso, publicado na página 19, seção 3, do Diário Oficial da União (DOU), edição de 19 de fevereiro de 2020. Confira também o manual do candidato, disponível no site do Exército.
Com um concurso concorrido, acaba ficando inevitável não se preparar adequadamente. Portanto, para quem quiser uma boa colocação neste concurso eu aconselho um Curso Preparatório para Concursos Online, mais especificamente o Gran Cursos Online.
Antes de mais nada, se você não conhece o Gran Cursos, veja esta postagem: Gran Cursos É bom?
A Prefeitura de Cascavel, no estado do Paraná, anunciou a abertura de um novo concurso… Ler mais
A Prefeitura Municipal de Pinhais, no estado do Paraná, anunciou a abertura de três editais… Ler mais
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jundiaí, São Paulo, anunciou a abertura de… Ler mais
A Prefeitura de Sabará, em Minas Gerais, anunciou a abertura de um novo Concurso Público… Ler mais
A Paranaprevidência, órgão responsável pela previdência dos servidores do estado do Paraná, anunciou a abertura… Ler mais
A Prefeitura Municipal de Taubaté, no estado de São Paulo, lançou dois novos editais de… Ler mais